Sobre

O Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II – Vale do Sousa Sul constituiu-se a partir de 18 março 2009, de acordo com o Decreto-Lei 28/2008, agregando três Centros de Saúde de Castelo de Paiva, Paredes/Rebordosa e Penafiel/Termas de São Vicente.

VISÃO

Na sua Visão procura ser reconhecido como um centro de excelência na prestação de cuidados de saúde primários, alargando a rede prestadora de cuidados para que se tornem cada vez mais adequados às características das populações e que garantam um melhor acesso e qualidade na prestação dos mesmos. Pretendemos unidades de saúde com serviços que permitam uma maior proximidade e fidelização das famílias e dos cidadãos.

MISSÃO

Na sua Missão procura garantir aos Cidadãos da sua área de influência o acesso a cuidados de saúde primários de qualidade e procurando obter ganhos em saúde.

Os valores fundamentais a observar neste Agrupamento por todos os profissionais são:

Autonomia / Acessibilidade / Qualidade / Equidade / Ética / Eficácia / Eficiência / Cooperação

O ACeS Vale do Sousa Sul abrange vinte e três Unidades de Saúde aptas a prestar-lhe todos os serviços de que necessita, para um acompanhamento adequado da sua saúde, como por exemplo consultas médicas e de enfermagem, tratamentos, vacinação, nutrição, psicologia, e etc.

A população residente: 171 561 cidadãos (estimativa INE – 2019) num conjunto de cinquenta e duas freguesias e união de freguesias, distribuídas por três municípios, Paredes, Penafiel e Castelo de Paiva, ocupando uma área de 484Km.2.

População inscrita: 173 291 cidadãos (fevereiro de 2021)