Comemora-se a 17 de maio o Dia Mundial da Hipertensão com o objetivo de divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão
A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo, sendo que 40% da população portuguesa é hipertensa. No mundo, um em cada três adultos tem hipertensão arterial.
A tensão arterial resulta da pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Vários fatores, de cariz genético ou ambiental, contribuem para o aumento da tensão, podendo culminar em hipertensão arterial.
Esta doença potencia o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda causar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores de risco cardiovasculares, tais como a diabetes.
No entanto, a pressão arterial elevada pode ser prevenida e tratada. A hipertensão é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis:
Reduzir a ingestão de sal;
Optar por uma dieta equilibrada;
Evitar o uso nocivo do álcool;
Praticar atividade física de forma regular;
Manter um peso corporal saudável;
Evitar o uso de tabaco.